O QUE FAZEMOS

Criamos, planejamos e implementamos programas educacionais,
culturais e editoriais sob encomenda para clientes.
Somos especialistas em disseminar o conhecimento e criar projetos
que defendem causas, ao mesmo tempo em que nosso trabalho visa consolidar a reputação e a responsabilidade socioambiental
dos clientes e patrocinadores.

COMO FAZEMOS

Começamos com o diagnóstico estratégico da demanda do cliente. Avaliamos as oportunidades de solução, com impacto e inovação. Apresentamos as soluções possíveis por meio de pré-propostas. Desenvolvemos o detalhamento da proposta escolhida pelo cliente. Discutimos a proposta com o cliente e os stakeholders envolvidos. Implementamos a ação proposta, em termos conceituais e logísticos. Avaliamos os resultados alcançados sob diversos parâmetros.

MISSÃO

Encontrar soluções para as demandas de educação e comunicação de nossos clientes.
Comunicar e educar por meio de causas que geram impacto.
Entregar resultados acima do esperado pelos clientes e pelos patrocinadores.

VISÃO

Queremos ser reconhecidos como especialistas em planejar e realizar ações educacionais, culturais e editoriais que envolvam temas socioambientais.

VALORES

Atuar com total transparência.
Defender as causas socioambientais.
Garantir a qualidade e a isenção da informação.
Manter um corpo de colaboradores entusiasmados e atualizados.
Fazer diferença para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

NOSSA EQUIPE

A equipe da Horizonte reúne pedagogos, professores, artistas plásticos, designers, editores, jornalistas e outros especialistas com ampla experiência na produção de conteúdo e programas educacionais. Conheça nossos principais profissionais.

Sueli Ângelo Furlan

Formada em Ciências Biológicas (USP), com doutorado em Geografia Física (USP), atua no Depto. de Geografia e no Programa de Pós Graduação da USP. É co-autora das orientações curriculares do município de SP e da adaptação das BNCCs em currículos estaduais. Publicou inúmeros livros didáticos nas áreas de Geografia e Educação Ambiental. É especialista na formação de educadores. Consultora associada à Horizonte desde 2000.

Maria Cecília Condeixa

É elaboradora de conteúdos e formadora associada à Horizonte desde 2009.Bióloga, consultora em ensino e avaliação de Ciências Naturais no Ensino Básico, exerceu o magistério nos três níveis de ensino. Licenciou-se pela USP em 1977 e estudou Psicologia da Educação (PUC. Realiza formação continuada de professores e produção curricular em sistemas públicos e privados, em paralelo com a elaboração de livros didáticos e paradidáticos. No MEC, participou na elaboração dos PCN do Ensino Fundamental e dos materiais básicos do ENEM. Autora de diversas coleções de Ciências naturais aprovadas pelo programa nacional de livros didáticos.

Celinha Nascimento

É autora e formadora associada à Horizonte desde 2014. Mestre em Literatura brasileira formada em letras pela USP, pesquisadora de cultura popular, meio ambiente e literatura clássica. Coordenadora de diversos cursos, programas e projetos em instituições públicas e privadas. Autora de artigos em revistas e livros de suas áreas de especialização. Criadora de grupos de contadores de histórias. Analista de livros e projetos sociais para ONGS, editoras e governos.

Edson Grandisoli

É consultor associado à Horizonte desde 2015.Biólogo, ecólogo e doutorando em Educação para a Sustentabilidade. Professor das redes pública e particular de ensino, tem dedicado sua vida à educação em suas mais diferentes vertentes. Atualmente, é diretor educacional da Reconectta e atua como consultor, palestrante e formador de professores.

Clodoaldo Gomes Alencar

É formador de professores associado à Horizonte desde 2009. Bacharel e licenciado em Geografia (USP), especialista em Ciências Humanas e Tecnologia pela UNICAMP e Mestrado em Geografia pela PUC de SP. Professor Titular de Geografia da rede pública de ensino estadual de São Paulo. Atuando com formação de professores em Geografia e Meio Ambiente, coordenação e gestão de projetos pedagógicos na CENP-SEE.

Enivo

É grafiteiro consultor associado à Horizonte desde 2015. Graduado em Artes Plásticas pela Faculdade Paulista de Artes, é também arte-educador, na partilha de conhecimentos e vivências com jovens focados em pesquisar e produzir arte. Sócio fundador da A7MA Galeria, ˚Enivo atua como curador e organizador de exposições de arte. Desenvolveu centenas de trabalhos de grafite no Brasil e no exterior.

Aline Torres

É consultora técnica em diversidade da Horizonte desde 2020. Graduada em relações públicas e pós graduada em gestão de projetos culturais pela ECA-USP. Foi presidente da comissão técnica de avaliação de projetos do PROAC (Programa de Ação Cultural de SP) por 10 anos. Trabalha com ações que promovem inclusão social de mulheres, negros e homossexuais e ministra cursos e palestras de temáticas ligadas à cultura, juventude e gestão de projetos culturais.É pesquisadora da transformação cultural do racismo e atuante em coletivos de juventude negra.

Mauro Neri

É formador associado à Horizonte desde 2015.Formado e com licenciatura em Artes Visuais, em São Paulo. Viveu na Itália e frequentou a Academia de Belas Artes de Bolonha. Idealizador do Imargem e Cartograffiti, projetos coletivos que articulam os eixos: Arte, Meio Ambiente, Convivência, Cartografia e Direito à Cidade. Desenvolveu dezenas de trabalhos de grafite no Brasil e no exterior.

Mauricio Caetano

É formador de professores associado à Horizonte desde 2010. Geógrafo, bacharel e licenciado pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Ensino Fundamental da rede pública do município de São Paulo, atuando na área de Tecnologias para Aprendizagem. Experiência em Educação desde 2002, como professor de ensino fundamental, médio e como professor e coordenador de cursinho preparatório. Pesquisador na área de Cartografia Ambiental e Recursos Hídricos. Atualmente desenvolve pesquisas na área de produção de material didático e uso de jogos como recursos pedagógicos.

Cristiano Burmester

É colaborador da Horizonte há mais de 15 anos. Dedica-se profissionalmente à fotografia desde 1993. Durante seu percurso, produziu reportagens nas áreas de natureza, ciência, meio ambiente, documentários sociais e de viagem. Seus ensaios foram veiculados em diferentes publicações nacionais e estrangeiras, inclusive na nossa revista Horizonte Geográfico. Desde 1999 prepara produções fotográficas para agências de publicidade e empresas. Sua formação acadêmica inclui Mestrado e Doutorado na área de comunicação. Também é professor nos cursos de Jornalismo e Propaganda da PUC de São Paulo.

Ana Lucia Gomes

É formadora de professores associada à Horizonte desde 2009. Geógrafa, bacharel com licenciatura plena pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ciência Ambiental e Doutora em Geografia também pela USP. Experiência em Educação desde 1999, como Professora de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio na rede pública e particular no município de São Paulo, atualmente integra a equipe de professores da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e da Universidade Estácio de Sá, em cursos de graduação e pós graduação. Analista em meio ambiente da Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo.

Kelly Cristina Melo

É formadora de professores associada à Horizonte desde 2008. Geógrafa, bacharel com licenciatura plena pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutora em Geografia também pela USP, com especialização em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Experiência em Educação desde 2004, como professora de Ensino Fundamental e Médio e também em cursinhos pré-vestibulares. Docente no Ensino Superior desde 2008, integrando atualmente a equipe de professores do Complexo Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, no município de São Paulo. Tem experiência na capacitação de professores em Metodologias Ativas, Processos de Aprendizagem e Neurociência na Educação.

Joyce Aquino

É formadora de professores associada à Horizonte desde 2019. Geógrafa, bacharel e licenciada pela Universidade Cruzeiro do Sul, pós-graduada em MBA em Gestão Ambiental e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professora da rede municipal de São Paulo, atua na educação desde 2002 com ensino fundamental, médio e EJA. Nos últimos anos vem se aprofundando em estudos que permeiam a produção de jogos e estratégias pedagógicas lúdicas (jogos de tabuleiro - xadrez, jogo da onça), musicalização e robótica. Participou como formadora parceira na elaboração do componente curricular de Geografia “Direitos de aprendizagem – Ciclo Interdisciplinar e Autoral” da Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo (SME-SP) em 2016. No ano de 2020 participou como mediadora na discussão da temática antirracista em parceria com escolas da rede municipal de ensino e como professora parceira na elaboração da Priorização Curricular de Geografia pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo – DIPED em 2020.

NOSSA HISTÓRIA

1981

:: Nascemos com a produção de exposições e documentários audiovisuais sobre meio ambiente, ciência e cultura, pelas mãos de Peter Milko e Roberto Falzoni. Inovamos ao desenvolver a tecnologia de audiovisuais em 3D. Mais de 100.000 pessoas assistiram aos nossos programas entre 1981 e 1986.

1987

:: Iniciamos a publicação da revista Horizonte Geográfico, com o objetivo de levar ao público a emoção de descobrir o mundo por meio de imagens espetaculares e textos de alta qualidade. O primeiro conselho editorial foi composto por Amyr Klink, Fábio Feldmann, Peter Milko, Roberto Falzoni e Roberto Waack. A revista se torna referência entre ambientalistas, interessados em patrimônio histórico, aventureiros e os precursores do ecoturismo.

1993

:: Começamos a atuar na área de educação e responsabilidade social, fazendo chegar à milhares de escolas a revista Horizonte Geográfico e outros produtos educacionais patrocinados por empresas. Fizemos parcerias com Secretarias de Educação e criamos a Divisão Educacional na empresa, especializada em planejar e desenvolver projetos nesta área.

1998

:: Com o lançamento de livros de arte e de exposições sobre o Maranhão, estendemos nossa experiência editorial para esses segmentos, oferecendo vários títulos na área de meio ambiente e de patrimônio histórico para o patrocínio de empresas.

2005

:: Chegamos a 45 mil escolas atendidas com nossos produtos editoriais e programas de formação de professores, presentes em 17 estados da federação. Alcançamos o número de 5 mil professores capacitados presencialmente.

2006

:: Consolidamos nosso trabalho de consultoria para empresas atingirem suas metas de responsabilidade social e cultural. O trabalho envolve planejamento e execução de ações para os diversos stakeholders das empresas.

2009

:: Ultrapassamos 21 mil escolas atendidas em sete projetos diferentes num só ano. Publicamos vários livros de arte, como rio Tietê e Mantiqueira. Iniciamos o extenso programa de educação para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar em vários Estados.

2010

:: Ampliamos nosso leque de soluções para investimento social privado com projetos de voluntariado. Avançamos na proposta de estratégias e no planejamento de ações socioambientais e culturais de empresas, sob demanda.

2013

:: Consolidamos nosso espaço na área de mídias online, com o lançamento da revista Horizonte Geográfico digital para tablets. Produzimos a exposição multimídia Reciclarte, com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de São Paulo.

2015

:: Foi dada sequência ao planejamento e implementação de projetos de investimento social e cultural de várias empresas. Criamos exposições interativas, projetos educacionais em escolas públicas e produtos editoriais sob encomenda.

2017

:: Implementamos novos programas educacionais de direitos humanos, em parceria com o Ministério Público do Trabalho. Em um ano, o alcance da iniciativa atingiu mais de 17 mil professores e 500 mil alunos em 10 Estados.

2019

:: Inovamos com a integração das mídias sociais aos projetos educacionais, dando maior alcance e visibilidade às iniciativas. Trabalhos narrados em áudio por alunos foram fator de inclusão e reforço da autoestima.

PRINCIPAIS CLIENTES

PRINCIPAIS PARCEIROS

PRINCIPAIS RECONHECIMENTOS

2015

Prêmio Aberje
1º lugar na categoria Comunicação e Relacionamento com a Sociedade

2014

Prêmio Lide de Meio Ambiente
1º lugar na categoria Mídia Ambiental do Ano

2002

Prêmio Eco Amcham
Finalista na categoria Educação

2000

Prêmio Von Martius
Menção Honrosa na categoria Humanidade

TOPO