PARA VISITAR
Acesso – A entrada é cobrada: R$10. As empresas Pássaro Verde (intermunicipal), Turim, Transcotta e Vale do Ouro (internas) possuem transporte regular que passa na portaria do Parque. Para quem vem de carro, é permitido o uso de veículos automotores da portaria até a sede da fazenda.

Contato – Email: peitacolomi@meioambiente.mg.gov.br mapa_Itacolomi
Fone: (31) 3551 6193.
Endereço: BR 356, km 97.6, em frente o trevo do Hospital Santa Casa, Ouro Preto, Minas Gerais, CEP: 35.400-000.

Como chegar – A partir de Belo Horizonte, seguir pela BR 040 e depois pela rodovia dos Inconfidentes (BR 356) para Ouro Preto. O principal acesso ao Parque Estadual do Itacolomi está entre as cidades de Ouro Preto e Mariana, pela rodovia do Contorno, saindo de Ouro Preto em direção a Passagem de Mariana (distrito do município de Mariana), até o entroncamento com a MG – 262, onde se localiza a entrada principal do parque.

Infraestrutura – Centro de visitantes, restaurante, área de convívio, churrasqueiras com mesas e bancos, parquinho e quadra de areia, banheiros, vestiários masculino e feminino, área de camping, alojamentos, casa do pesquisador, casa de hóspedes.

Onde ficar – Lavras Novas, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto.

Visitação – De terça a domingo, das 8h às 17h.

Pico do Itacolomi

Biriri // IBITIPOCA (Completo) // Lapa Grande // Mata do Limoeiro // Nova Baden // Pau Furado // Pico do Itambé // Rio Doce // Rio Preto // Serra das Araras // Serra do Brigadeiro // Serra do Intendente // Serra do Rola-Moça // Serra Verde // Sumidouro // Monumento Natural Gruta Rei do Mato // Monumento Natural Peter Lund