
Nosso planeta está mais verde, do que há 20 anos, segundo um relatório da NASA. Mas como isso seria possível com o aumento do desmatamento ao redor do mundo? De acordo com a agência espacial Americana o aumento da região verde do globo está relacionado aos dois países mais populosos do mundo: China e Índia e à agricultura.
Ai que surge a explicação de porquê não há nada positivo nesse relatório. Por mais que os dois países tenham investido em ações de recuperação ambiental, a expansão das áreas agrícolas verdes é o principal fator do aumento das áreas foliares na Terra.
Segundo pesquisadores, em apenas duas décadas essas áreas aumentaram quase o equivalente à Amazônia. Na Índia, por exemplo, boa parte do solo está dedicada à produção de frutas, legumes e grãos.
Isso faz com que pareça que temos mais áreas “verdes”, porém pouco contribui para a saúde do planeta.
Aumento da produção agrícola na Índia e riscos para o planeta
A Índia é um dos países mais populosos do mundo, por isso, produzir alimento para mais de 1,3 bilhão de pessoas pode trazer diversos problemas ao planeta.
O primeiro é que serão necessárias cada vez mais áreas para a agricultura, já que a população cresce a cada dia mais e a necessidade de alimento também.
Outra questão que preocupa especialistas é uma possível crise hídrica. Com o aumento da produção hídrica se faz necessário mais água para a irrigação. O país, que já enfrenta grandes problemas relacionados à água, terá pela frente mais uma questão a ser discutida a água que resta deve ir para a produção de alimentos ou para o abastecimento da população?