
A alimentação saudável, com produtos de origem certificada e com pouco impacto ambiental está cada vez mais em alta. prova disso é o crescimento de 15% no setor de orgânicos em 2019.
Ano passado, o segmento faturou R$ 4,6 bilhões, enquanto que em 2018, o faturamento foi de R$ 4 bilhões. De acordo com especialista do setor, o principal motivo desse aumento é o fato dos consumidores estarem cada vez mais conscientes dos impactos da comida à sua saúde e ao planeta.
Membros do setor acreditam ainda que este é apenas o começo, pois muitas pessoas ainda desconhecem o real valor de um produto orgânico. Desta forma, acreditam que, para 2020, o setor orgânico deve ter uma expansão de pelo menos 10%.
Benefícios para o setor de orgânicos
De acordo com entidades do setor, a comunicação direta sobre os impactos da agricultura tradicional no último ano foi o principal fator para o aumento do setor de orgânicos.
Além disso, especialistas destacam ainda o grande aumento na quantidade de produtos certificados. O que antes era considerado “raro”, hoje já passa de mais de 20 mil itens.
Para o próximo ano, ainda mais iniciativas são esperadas para os orgânicos brasileiros. “A experiência bem-sucedida de ver os orgânicos em movimento nos anima a manter o otimismo para 2020, que tende a se firmar como um ano de sistematização de informações da cadeia produtiva, da semente ao cliente”, explica Clauber Cobi Cruz, diretor da Organis.