
Mais do que inovação, iniciativas urbanas sustentáveis são fundamentais para o futuro do planeta e o bem-estar da população. Redução na emissão de gases, mobilidade urbana e políticas de resíduos são fundamentais para a preservação de recursos naturais em nosso planeta. Segundo dados da ONU, o Brasil anda longe de tornar estas iniciativas realidade.
De acordo com o ranking da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável, o Brasil encontra-se na 56ª posição, entre 156 países. Desigualdades; indústria; inovação e infraestrutura; e paz, justiça e instituições fortes receberam as piores notas, enquanto Mobilidade Urbana e água foram os critérios com melhor avaliação.
Ranking de iniciativas urbanas sustentáveis
- Suécia – 85,0 pontos
- Dinamarca – 84,6 pontos
- Finlândia – 83,0 pontos
- Alemanha – 82,3 pontos
- França – 81,2 pontos
- Noruega – 81,2 pontos
- Suíça – 80,1 pontos
- Eslovênia – 80,0 pontos
- Áustria – 80,0 pontos
- Islândia – 79,7 pontos.
Destaque para a mobilidade
Entre os itens avaliados, a mobilidade urbana é uma das que mais recebeu destaque. Isso porque diversas iniciativas têm se propagado em nosso país. Porém, além da movimentação de empresas, é necessário que governantes deem o suprimento necessário para que a população usufrua deste tipo de serviço.
“Como atuo fortemente no mercado de mobilidade urbana, posso dizer que vejo importantes movimentações de empresas, startups e público final para que sejam cada vez mais incentivados os usos de bikes e patinetes elétricos pelas cidades. Mas para que isso aumente, é preciso mais estrutura e segurança para todos. Afinal, de nada adianta empresas oferecerem o modo de deslocamento, se não existem ciclovias e ciclofaixas respeitáveis, não é mesmo?!”, comenta Gabriel Arcon, CEO da startup de aluguel de bicicletas elétricas E-moving.
Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN)
Lançada em março de 2014, a SDSN Brasil é uma rede de organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas e públicas e empresas privadas. Seu principal objetivo é apresentar soluções para o desenvolvimento urbano sustentável, com foco exclusivo no Grupo Temático 09: “Cidades Sustentáveis: Inclusivas, Resilientes e Conectadas”, dos 12 grupos temáticos desenhados pela SDSN Global, e com olhar direcionado para a implementação do ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.