
A poluição do ar não é apenas um problema ambiental, nem causa malefícios apenas à saúde das pessoas. Tem consequências diretas também na economia, na agricultura e outros setores.
Estima-se que, em oito anos, a poluição do ar matará cerca de 128 mil pessoas, somente nas regiões metropolitanas do país. É como se toda Sertãozinho, no interior de São Paulo, Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, ou Guarapari, no Espírito Santo, simplesmente fossem riscadas do mapa em apenas sete anos.
Em parceria com renomados cientistas e especialistas no tema, o WRI Brasil lança O Estado da Qualidade do Ar no Brasil, a maior sistematização de estudos sobre a qualidade do ar no país.
O trabalho mostra que os efeitos da poluição são abrangentes e que o Brasil possui uma política nacional de controle da poluição do ar que não é implementada, tem fragilidades jurídicas e não conta com um cronograma claro de redução dos poluentes que matam mais de 50 mil brasileiros por ano.
O estudo será oficialmente lançado no dia 28/01, em um webinar,a partir das 11h. Entre os participantes, que discutirão as principais descobertas do estudo estarão:
- Paulo Artaxo, Professor do Instituto de Física da USP, membro do IPCC e da Academia Brasileira de Ciências;
- Rodrigo Agostinho, Deputado Federal pelo Estado de São Paulo e Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista;
- Evangelina Vormittag, Diretora Executiva do Instituto Saúde e Sustentabilidade, médica e representante da Coalizão Respirar.
O evento terá moderação de Walter F. de Simoni, Coordenador de Clima e Cidades do WRI Brasil. Para se inscrever, clique aqui.