
Quem já ouviu falar sobre meditação guiada sabe que trata-se de um processo em que devemos fechar os olhos e nos concentrarmos em nosso interior. Mas o novo programa, Sons do Pantanal, pede exatamente o contrário: para abrirmos nossos olhos e vermos o que está acontecendo com o mundo.
Com 15 minutos de duração, a “meditação guiada” traz sons e imagens acompanhados de uma voz suave que narra dados sobre as queimadas do Centro-Oeste do país.
A ideia do programa surgiu quando seus idealizadores percebeu que durante o tempo de uma meditação simples, 15 minutos, em média 1 milhão de hectares são queimados no Pantanal.
Para acessar a meditação, basta clicar aqui, ou então visitar i Instagram do projeto @sonsdopantanal.
Aumento do desmatamento e corte de recursos são tema da Conferência Ethos 2020
Os números dos alertas de incêndio no Pantanal cresceram 220% no último ano, de acordo com os dados do Inpe. Quais as correlações dessa tragédia com o desmatamento e com as queimadas na Amazônia? O que está por trás dos incêndios no Pantanal e do insucesso das ações de prevenção no bioma? Como tem se desenrolado o controle aos incêndios, o apoio às Terras Indígenas e os investimentos para conter a destruição da biodiversidade?
Perguntas como essas nortearão a próxima rodada de debates da Conferência Ethos 2020, que contará com a participação de grandes nomes do setor, como Alexandre Bossi, presidente do Instituto SOS Pantanal; Cristina Cuiabália, gerente de Pesquisa e Meio Ambiente da Estância Ecológica Sesc Pantanal; e, Marcio Astrini, ambientalista e secretário-executivo do Observatório do Clima.
O debate acontecerá virtualmente, no dia 08 de outubro, no canal do Ethos no Youtube.