
A segunda atualização das Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica, foi concluída. O trabalho contou com vários parceiros de organizações socioambientais e da sociedade civil na sua elaboração. O IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas foi o responsável pela condução do estudo. O levantamento foi dividido em cinco etapas colaborativas:
- Consulta Pública para avaliar a última atualização das Áreas Prioritárias;
- Definição de alvos e metas para conservação;
- Definição da superfície de custo;
- Definição da superfície de oportunidades;
- Definição das áreas e ações prioritárias para a conservação, uso sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade na Mata Atlântica.
“Um componente essencial de um processo participativo é a validação dos resultados com as pessoas que participaram na construção do processo. Baseada na análise de dados e nos ajustes recomendados por especialistas, essas áreas prioritárias atingem as metas para conservação de 99% dos alvos do processo. Junto com as ações recomendadas por as especialistas para cada área, avançamos muito no planejamento para a conservação do bioma”, afirma Clinton Jenkins, coordenador da iniciativa pelo IPÊ.
Seleção de áreas prioritárias para conservação
A seleção de áreas prioritárias para a conservação é um instrumento de política pública. Ela apoia a tomada de decisão, de forma objetiva, no planejamento e implementação de ações para conservação da biodiversidade brasileira. Para a criação das áreas prioritárias para a conservação, os estudos se baseiam nas regras do Ministério do Meio Ambiente.
“Esperamos que os resultados deste processo possam ser utilizados como uma ferramenta que contribua para um sistema de planejamento mais eficaz, no qual investimentos e esforços, tanto do governo quanto da iniciativa privada, sejam aplicados para subsidiar uma estratégia espacial que promova ações integradas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Mata Atlântica”, explica Mateus Motter Dala Senta, analista ambiental do Departamento de Conservação de Ecossistemas, Secretaria de Biodiversidade do MMA.
Outros biomas analisados
Além da Mata Atlântica, também foram atualizadas as Áreas Prioritárias para a Conservação da Biodiversidade da Amazônia, Pampas, Zona Costeira e Marinha. O resultado pode ser encontrado no site do MMA.