
O Projeto Arte da Imagem teve início no ano passado, com atividades voltadas para professores e alunos de 128 escolas públicas de 12 cidades, com o principal objetivo de contribuir com o desenvolvimento sustentável, criando campanhas de utilidade pública em torno do tema Consumo Consciente. A partir de 22 de março, Dia Mundial da Água, todos poderão conferir o resultado dos trabalhos no livro “Arte da Imagem – caminhos do consumo consciente” que será distribuído em todas as unidades de ensino participantes e também estará disponível para o público em geral no site www.artedaimagem.com.br.
O livro, que será distribuído gratuitamente, reúne campanhas de utilidade pública criadas pelos próprios alunos a partir das atividades feitas com as orientações dos professores, que, por sua vez, participaram de encontros virtuais para debater o consumo consciente, técnicas de fotografia e criação de campanhas. Esses encontros também proporcionaram aos professores a oportunidade de refletir sobre esses temas, apresentando técnicas pedagógicas inovadoras que puderam ser utilizadas durante o andamento do projeto e em outras interações com os alunos.
Para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, a data escolhida para o lançamento foi pensada estrategicamente. “Os alunos, ao longo dos meses de projeto, tomaram consciência sobre a importância do tema. Agora, a intenção é proporcionar que mais pessoas tenham acesso a esse conhecimento. Levar para todas as escolas esses resultados, ressaltando o trabalho incrível feito pelos alunos. Lembrando que o consumo consciente começa nas pequenas atitudes, inclusive na economia diária de água”, diz.
Com a distribuição de 2800 exemplares, a divulgação pelas mídias sociais e convencionais, as campanhas criadas pelos alunos alcançaram mais de 300 mil pessoas, reforçando a mensagem proposta pelo projeto de ressaltar a importância do consumo consciente.
As etapas do projeto
Educadores, alunos e comunidades de 12 cidades brasileiras tiveram a oportunidade de refletir sobre o tema proposto pelo projeto – consumo consciente – a partir de oficinas virtuais. A forma de expressão escolhida foi a fotografia, que se tornou a ferramenta para que os alunos criassem, virtualmente, campanhas de utilidade pública sobre o assunto.
As campanhas enviadas pelas escolas concorreram a workshops de fotografia e publicidade, por meio de voto popular e, também, de uma comissão julgadora. Em cada cidade participante, duas escolas foram contempladas com os workshops, nos quais os estudantes receberam, inicialmente, informações de como fotografar melhor utilizando celulares e como criar uma campanha publicitária profissional.
Em seguida, os alunos criaram coletivamente uma campanha que foi divulgada em jornais locais, outdoors e portais de notícias, além de grafites nos muros das escolas.
O projeto “Arte da Imagem – Caminhos do Consumo Consciente” tem patrocínio da Duratex, realização da Flamingo Comunicação e Lei Federal de Incentivo à Cultura, com produção da Horizonte Educação e Comunicação e contemplou as seguintes cidades: Agudos, Aracaju, Cabo de Santo Agostinho, Criciúma, Itapetininga, Jacareí, João Pessoa, Jundiaí, Queimados, São Paulo, Uberaba e Urussanga.
Destaques do projeto
- 128 escolas participantes
- 263 professores envolvidos
- 15.960 alunos impactados
- 2800 livros distribuídos
- 300 mil pessoas alcançadas pelas mídias sociais