
Nas últimas semanas, com a alta divulgação sobre a situação da Amazônia e o aumento das queimadas, muitas pessoas passaram a se perguntar “como é possível ajudar a região?”. Em meio a situações alarmante, para celebrar o Dia da Amazônia, comemorado em 05 de setembro, foi lançado o Fundo Amigos da Amazônia.
A iniciativa privada busca receber doações de cidadãos, empresas e fundações para o desenvolvimento sustentável da região. A ideia é que, a partir destes recursos projetos e programas da região possam receber apoio para se aprimorarem e multiplicarem. O fundo surgiu a partir do entendimento de que existem muitas iniciativas promissoras na região, que podem ter resultados de sucesso a curto, médio e longo prazo.
Lançamento do Fundo Amigos da Amazônia
O projeto foi lançado oficialmente na última quinta-feira, 05 de setembro, na comemoração do Dia da Amazônia. Neste primeiro momento, 125 instituições de pesquisas e ONGs, dos nove países da região, se reuniram por meio da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-Amazon, na sigla em inglês). Após isso, 450 comunidades indígenas da região irão integrar o fundo. O Fundo Amigos da Amazônia será administrado, inicialmente, pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
A partir da plataforma online da iniciativa, já é possível apresentar projetos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia e também contribuir com o fundo.
Para onde vai a floresta?
Confira a radiografia extensa publicada pela Horizonte, em sua edição comemorativa de 20 anos, sobre a Floresta Amazônica. Uma leitura embasada, onde um de nossos repórteres pode ver de perto a situação do bioma, tudo o que está em jogo com a sua degradação e alerta sobre a importância de preservar a Amazônia.