
Vida e arte andam em sinergia e no ambiente escolar não seria diferente. Durante muito tempo convivemos com canções, teatros e apresentações que tinham por objetivo complementar os aprendizados de sala de aula. Mas, desde o ano passado, uma nova forma de aprendizado foi inserida em dezenas de escolas públicas das cidades de São Paulo, São Bernardo do Campo e Salvador: o grafite.
Por meio do Projeto Arte nos Muros – Biodiversidade, mais de 50 professores representando suas escolas participaram das oficinas, que tinham por objetivo levar aos seus alunos reflexões sobre o grafite e a biodiversidade brasileira. Além de aprenderem sobre esses temas, os alunos foram incentivados a criar desenhos, dando asas à imaginação e criatividade.

Depois da criação dos desenhos, eles foram para uma votação popular online para decidir em quais escolas os muros seriam grafitados. Ao final, grafiteiros de cada cidade ofereceram workshops de arte urbana para os alunos da escola e em seguida grafitaram o muro de 6 escolas.
O projeto envolveu ainda 35 professores e 1,8 mil alunos do Ensino Fundamental II.
Oficinas online de biodiversidade e grafite
Antes da fase final com a pintura dos muros, os professores receberam uma formação online sobre a técnica do grafite e também sobre a importância da conservação da biodiversidade.
Além disso, os professores aprenderam sobre técnicas pedagógicas e sugestões de atividades usando ferramentas digitais, que podem ser realizadas com os alunos nesses tempos de distanciamento social.
O projeto Arte nos Muros – Biodiversidade, teve parceria das Diretorias de Ensino de cada cidade, patrocínio da Suvinil, realização da Flamingo Comunicação, Lei Federal de Incentivo à Cultura e produção da Horizonte Educação e Comunicação.