
Prestes a ter o seu lançamento oficial no mercado, a rede de bicicletários compartilhados automatizados Bike & Park reúne em evento marcado para o dia 7 de fevereiro, em São Paulo, líderes de algumas das principais empresas voltadas à mobilidade urbana atuantes no Brasil. Intitulado ‘Papo de Garagem’, seu objetivo é debater a linha do tempo e, principalmente, o futuro dos meios de locomoção de pessoas nas grandes cidades do país. Além da proeza de unir representantes de diferentes modais de locomoção sustentável de pessoas em uma mesa redonda, o encontro também servirá para a apresentação de alguns protótipos de produtos voltados à promoção da mobilidade urbana, que estarão disponíveis para uso da população já a partir deste ano.
Entre os confirmados estão Daniel Kohntopp, CEO e fundador da rede de bicicletários automatizados Bike & Park; Manuela Colombo, da plataforma de compartilhamento de patinetes elétricos e bikes sem estação fixa Yellow; Douglas Tokuno, do aplicativo de trânsito e navegação Waze; Danilo Lamy, do serviço de carona de bicicletas duplas e elétricas Bikxi; Gabriel Arcon e Iuri Donato, da plataforma de aluguel de bicicletas elétricas E-Moving; Arthur Figueiredo e Fernando Freitas, do serviço de aluguel de scooters Riba Share; Rafael Viveiros e Carolina Edelstein, da ferramenta de contratação de vagas de estacionamento Coopark e Ricardo Oppi, da oficina Ricardo Oppi Estudos Automotivos; além de Daniela Swiatek e Laura Gurgel, representantes do MobiLab – Laboratório de Inovação em Mobilidade da Prefeitura de São Paulo.
Formatado como uma rodada de networking, o ‘Papo de Garagem’ contará com a participação desses dirigentes que compartilharão com os convidados presentes informações sobre seus respectivos modelos de operação – com direito a demonstração de produtos e serviços – e falarão de suas perspectivas para a mobilidade urbana no país. Alguns deles, inclusive, falarão sobre planos de investimentos e expansão de atividades para os próximos anos.
Iniciativas em nove subáreas
Em nível de macroambiente, as empresas dividirão as iniciativas que vêm desenvolvendo com o mercado em nove subáreas: infraestrutura (expansão das ciclovias); investimento (captação de recursos para empresas de mobilidade early stage); educação (preocupação de ensinar seus usuários sobre mobilidade urbana); legislação (regulação do setor); recursos humanos (papel das empresas em geral com os meios de transporte de seus colaboradores); economia compartilhada (benefícios de alugar e não comprar meio de transporte); qualidade de vida (os impactos da mobilidade no bem estar das pessoas); poder público (mobilidade como força motriz da inovação nas cidades) e estacionamentos (políticas de cobranças e novos serviços para os novos modais).
Protótipos
Dois protótipos de produtos relacionados à mobilidade urbana e que estão em fases finais de testes com usuários de São Paulo serão apresentados durante o ‘Papo de Garagem’. O primeiro deles é o Bike & Park, aplicativo por meio do qual será possível acessar uma rede de bicicletários automatizados compartilhados espalhados pela capital paulista, para ciclistas que gostariam de utilizar suas próprias bicicletas na locomoção pelas cidades. Com o Bike & Park, eles podem contar com pontos demarcados e com total segurança para estacionar suas bikes. Seus benefícios vão de cobertura de seguro do equipamento durante o uso dos bicicletários, não precisar possuir cadeado para estacionar e não precisar ter dinheiro e nem cartão de crédito durante o uso, já que todo o processo de pagamento é realizado por meio de telefones celulares.
Outro negócio embrionário que está sendo testado para sair do papel e que terá protótipo para apreciação dos convidados do ‘Papo de Garagem’ é o Aruanda. Trata-se de pequeno carro urbano, criado na década de 1960 pelo arquiteto Ari Antônio da Rocha, mas que nunca foi produzido em série, apesar das negociações de seu criador, na época, com grandes montadoras. Atualmente, o design do veículo está sendo readaptado às necessidades contemporâneas de locomoção. O que estará exposto é o protótipo original do Aruanda da década de 1960.