
Costumes, fauna, flora e povo. O Cerrado tem um grande diversidade ambiental e cultural. Pensando em valorizar tudo isso, foi lançada a Campanha Cerrados. Nela, semanalmente serão lançados podcasts que retratam o bioma por meio de história reais de seus moradores.
Os episódios podem ser ouvidos em plataformas digitais, como o Spotify. O primeiro conta a história de Fabrícia, moradora do norte de Minas Gerais e coletora de sementes nativas que, depois de um grande problema com a seca, se uniu com outros moradores da Roça do Mato para solucionar seus problemas.
Além disso, a campanha conta com dicas de mobilização e preservação, por meio de um site e de um chatbot na página da Rede Cerrado no Facebook.
A iniciativa é resultado da articulação entre o WWF-Brasil e a Rede Cerrado – esta reúne mais de 50 organizações da sociedade civil que atuam na promoção da sustentabilidade, em defesa da conservação do Cerrado e dos seus povos.
Cerrados exalta a importância da região
Poucos sabem, mas o Cerrado é indispensável para a regulação hídrica do Brasil: as raízes das árvores deste Bioma atuam como uma esponja gigante, absorvendo e estocando água da chuva e distribuindo para 8 bacias hidrográficas do Brasil, alcançando milhões de nascentes e aquíferos importantes, como o Bambuí, Urucuia e Guarani.
A relevância do Bioma está em suas propriedades pouco conhecidas, tanto na fauna quanto na flora. Mesmo abrigando 12% da população brasileira e alcançando 11 estados mais o Distrito Federal – o Cerrado ainda é pouco conhecido e valorizado se comparado à Amazônia, por exemplo.