
A natureza venceu! Após grande comoção popular, área de mais de 60 m² de Mata Atlântica, localizada na Zona Sul da cidade de São Paulo, está a salvo de ser derrubada.
Localizada no Alto da Boa Vista, a área é conhecida como Jardim Almofares e conta com mais de 2 mil árvores nativas. Desde 2004, corre em justiça uma Ação Pública pela proibição de um condomínio no local.

Após uma grande mobilização no último mês, com direito a manifestações e um abaixo-assinado com mais de 70 mil assinaturas, o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) realizou uma reunião e abriu um processo para tombamento da área. A decisão favorável foi obtida por unanimidade, sendo que apenas um dos conselheiros decidiu não votar.
Com a abertura do processo de tombamento, o Jardim Alfomares fica protegido até a conclusão dos estudos. O Conpresp poderá definir a preservação definitiva.
Essa área ainda é lar de uma grande diversidade de fauna e flora, contando com espécies raras e ameaçadas de extinção. Animais como tucanos, saguis, gaviões, saruês e até pica-paus encontram abrigo no Jardim Almofares. Segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, há mais de 104 diferentes aves no terreno.