
Já pensou em ter água potável utilizando apenas a chuva e o sol? A brasileira, Anna Luisa Santos, criou um sistema que faz exatamente isso. Batizado de Aqualuz, o sistema desinfeta e purifica a água por meio de raios solares.
Ao começar a elaborar seu projeto, a jovem tinha por objetivo levar água limpa às comunidades carentes de áreas rurais. Nestas regiões, é muito comum que moradores utilizem cisternas para a captação de água da chuva. Porém muitas vezes esta água pode estar imprópria para uso, ou até mesmo contaminada. Desta forma, o sistema Aqualuz, pretende garantir sempre água potável e pronta para consumo.
O sistema possui baixo custo e fácil manutenção. Após tratar a água, um indicador muda de cor, sinalizando que ela já está pronta para consumo. De acordo com a criadora, basta utilizar água e sabão para limpar o filtro e trocá-lo regularmente – com o refil de estoque que vem junto ao sistema. Além disso, espera-se uma vida útil de 15 a 20 anos do sistema, se bem cuidado.
265 pessoas já foram beneficiadas pelo Aqualuz, com 35 unidades do sistema. A fim de levar a tecnologia ao maior número de pessoas, o projeto tem parceira com as Universidades Federais da Bahia e do Ceará. O objetivo é alcançar 700 pessoas no Semiárido Brasileiro até o final de 2019.
Um projeto parecido já acontece no Amapá, onde uma comunidade ribeirinha isolada recebeu um projeto de energia solar que mudou a sua realidade. Da mesma forma que o Aqualuz, ele garante melhores condições de vida à populações carentes. A partir dele, os moradores de Franquinho passaram a ter: água tartada, iluminação pública e telecomunicação.
Aqualuz um projeto premiado
O projeto Aqualuz, da jovem de 21 anos venceu o Prêmio Jovens Campeões da Terra concedido anualmente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
Confira o vídeo da PNUMA, onde a criadora Anna Luiza, explica seu projeto: