
As praias brasileiras sofrem constantemente com a poluição humana, mas pequenas atitudes podem ser grandes soluções. Um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola de Curitiba (PR), visitaram o litoral do Estado com um propósito diferente: limpar as praias. Junto aos seus professores, eles retiraram mais de 90 quilos de lixo da Praia Leste.
De acordo com os professores responsáveis, foram coletados 47 quilos de plástico, 10 quilos de vidro e 2 quilos de metal. Além de cerca de 300 bitucas de cigarro e outros 30 quilos de materiais diversos.
Depois de separado, o lixo foi destinado a centrais de reciclagem, por meio da ONG Sea Sheperd Brasil, que atua pela preservação da vida marinha e apoia projetos escolares como este.
Retirada de lixo da praia foi a última etapa do projeto
Durante todo o ano de 2019, os alunos do 1º Ano E.F. estudaram sobre as principais fontes de poluição das praias e maneiras de prevenção a este problema.
Além disso, elas estudaram também sobre a vida marinha. Foram abordados temas relacionados ao modo de vida das baleias. Durante este estudo, os alunos identificaram que a a ingestão de lixo é a principal caus ade morte das baleiras e, então, resolveram se mobilizar pela retirada de lixo da praia.
Bitucas de cigarro impactam mais as praias, do que plástico
De acordo com um relatório da ONG Ocean Conservancy, que desde 1986 realiza limpeza em praias de todo o mundo, o item mais coletado em praias de todo o planeta é a bituca de cigarro.
O estudo aponta que, há 32 anos, as bitucas correspondem a 1/3 de todo o material retirado das praias, superando o plástico, as latas de alumínio e outros itens frequentemente destacados.