
Entre os 5 e 7 anos as crianças possuem uma facilidade aumentada para o aprendizado, por isso, a alfabetização é realizada nesse período. Então, por que também não aproveitar essa fase e estimular bons hábitos aos pequenos? Com este objetivo, surgiu o programa Alfabetização Ambiental.
A iniciativa, fruto da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a Subprefeitura da Sé e a sociedade civil, plantou uma árvore para criança do 2º Ano do Ensino Fundamental alfabetizada em 2019.
No primeiro momento, 1.400 mudas foram plantada na região da Sé, na cidade de São Paulo. Mas, em 2020, o projeto foi expandido para as mais de 50 mil crianças das 71 Diretorias de Ensino do Estado.
Com isso, além de escrever um novo capítulo em sua história de vida, as crianças também terão a oportunidade de auxiliar no futuro do planeta.
“É uma conquista para uma criança ser alfabetizada, mas também é uma conquista saber olhar para o meio ambiente com a importância que ele tem”, explica a Secretária de Educação, Rossieli Soares.
Alfabetização Ambiental promove reflorestamento na Av. do Estado
O plantio das mais de mil mudas aconteceu no Bosque Bem-Te-Vi, um terreno de 2,5 mil m², próximo à Avenida do Estado, uma das mais movimentadas da capital paulista.
O nome do bosque foi escolhido pelas crianças e traz uma espécie de pássaro típica da região. As mudas plantadas também são de espécies nativas e em sua grande maioria frutíferas.
Além de plantarem, durante a ação as crianças também puderam aprender um pouco mais sobre os benefícios das árvores e de seus frutos.