
por Peter Milko*
Dia 22/3 é o Dia Mundial da Água, mas qual das águas?A água de beber ou a de refrescar? A água de limpar ou água da energia? Com a disseminação do coronavírus em todo o planeta, o destaque de 2020 merece ser a água de limpar. Ela está no ato agora tão valorizado de lavar as mãos, no álcool gel que desinfeta nossas mãos, na faxina redobrada que devemos fazer em casa, no esgoto que carrega para “longe” de nós ao resíduos indesejados.
No momento em que tentamos nos defender dessa pandemia, a água de limpar ganhou protagonismo. Hoje ela é tudo, pode ajudar a salvar muitas vidas. Por outro lado, a água que não foi limpa pode roubar muitas vidas: mais de 50% da população brasileira não tem acesso a esgoto tratado. Ou seja, metade das águas que tem o papel de carregar nossos dejetos não tem chance de serem limpas e ainda podem espalhar várias doenças.
As questões sobre abastecimento de água e saneamento básico são muitas. Vale muito conhecer e parabenizar as iniciativas que conseguiram solucionar o desafio de limpar as águas, devolvendo a “dignidade” para a nossa querida H2O. A equipe 100% em home office da Horizonte separou 2 reportagens inspiradoras sobre a água de limpar, que circularam para milhares de professores e alunos de 49 cidades brasileiras recentemente, junto de um extenso projeto educacional (saiba mais em www.AguaSaudeCidadania.com.br).

Bendita água de limpar, no Dia Mundial da Água de 2020 você merece toda nossa atenção, reverência e comemoração!
*Diretor geral
Horizonte Educação & Comunicação