
O ensino lúdico é uma importante ferramenta para o desenvolvimento e processo de aprendizagem das crianças. A utilização de jogos e brincadeiras como metodologia de ensino infantil ajuda no aprimoramento de diversos conhecimentos e no desenvolvimento nos âmbitos cognitivo, motor, social e afetivo. É o que apontam vários estudos sobre o tema, compilados na pesquisa bibliográfica “A importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem no desenvolvimento da infância”, das psicólogas Maiane Santos Malaquias e Suely de Souza Ribeiro, que abordou sua eficácia na educação de crianças de 3 a 6 anos.
Ao brincar de inventar, descobrir e experimentar, a criança adquire habilidades, desenvolve a linguagem, o pensamento, a atenção, a criatividade, a autoconfiança e a autonomia. Nesse processo de aprendizagem, ela estimula seu intelecto, reconhece dificuldades e busca soluções.
Benefícios do brincar
A atividade lúdica fornece uma evolução nas funções das habilidades psíquicas, da personalidade e da educação. Por meio das brincadeiras, a criança terá oportunidade de se conhecer e constituir-se socialmente. Através da espontaneidade do brincar, a criança poderá explicitar as diferentes percepções concebidas dentro do seu contexto familiar e social.
Os jogos e brincadeiras estimulam o surgimento de comportamentos e a assimilação de regras sociais e favorecem o enriquecimento interno da criança. A criança pode aprender a controlar os seus impulsos, esperar, respeitar e aumentar sua autoestima e independência.
O ensino lúdico como metodologia de ensino
O ensino lúdico contribui e influencia na formação da criança e do adolescente e possibilita um crescimento sadio e um enriquecimento permanente. Sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.
Por meio da exploração das coisas do mundo, a criança expande seus pensamentos e aprendizados, aumenta a sua capacidade de relacionar fatos e ideias, tirar conclusões, pensar e compreender. Nesse sentido, o ensino lúdico auxilia o aluno a obter melhor desempenho na aprendizagem através da utilização de uma metodologia espontânea, divertida e recreativa, agindo também como forma de comunicação, tornando a aprendizagem de acordo como seu modo de ver o mundo, respeitando suas características e raciocínios próprios.
Além de estarem motivados com essa metodologia, os educadores devem ter um conhecimento mais elaborado para poder intervir nas brincadeiras das crianças e orientá-las, de maneira sutil, a brincar com diversos tipos de brinquedos.
Ensino lúdico em projetos educacionais
Desde 1984, a Horizonte Educação e Comunicação cria, planeja e implementa projetos educacionais, culturais e editoriais sob encomenda com o objetivo de disseminar o conhecimento e defender causas, ao mesmo tempo em que ajuda a consolidar a reputação e a responsabilidade socioambiental de clientes e parceiros.
Um exemplo é Projeto Histórias Ilustradas, que possibilita que empresas apoiem, com recursos próprios ou via lei de incentivo, a realização de um projeto educacional em escolas públicas do Ensino Fundamental I (alunos de 8 a 10 anos), com o objetivo de desenvolver habilidades textuais e ilustrativas dos alunos e, ao mesmo tempo, estudar um tema socioambiental escolhido de comum acordo. Os alunos deverão relacionar o tema socioambiental com a comunidade em que a escola está localizada. A iniciativa é realizada com o aval das Secretarias de Educação das cidades escolhidas.
A metodologia de ensino do projeto tem foco na valorização da autoestima e na criação de uma relação de pertencimento dos dos alunos com a escola, além de estabelecer vínculos com a comunidade local.
A Horizonte oferece a oficina presencial de formação para professores, que busca estimulá-los a refletir e desenvolver o tema com os respectivos alunos em sala de aula, além de incentivar a leitura e a produção de textos e desenhos. Os trabalhos finais dos alunos deverão refletir a visão deles sobre o tema e os melhores de cada escola serão enviados para a Comissão Organizadora.
O fechamento do projeto contempla a produção do livro contendo os trabalhos feitos pelos alunos, com espaço para mensagem do patrocinador. Os exemplares do livro são distribuídos gratuitamente para todas as escolas participantes, para as Secretarias de Educação, os professores, bibliotecas públicas, alunos e centros culturais. Os lançamentos do livro podem ser organizados em cada cidade.
A metodologia de ensino da Horizonte contempla diversas ações para dar visibilidade à iniciativa, como a criação de um site do projeto apresentando o que foi realizado; narração dos textos publicados pelos próprios alunos; divulgação em mídias sociais; e assessoria de imprensa em cada cidade.
Se você quer saber mais sobre os projetos da Horizonte, é só clicar aqui.